quinta-feira, setembro 28, 2006

SOBRE A CORAGEM DE DECIDIR



Pior que decidir mal, ou muito mal, é não decidir”...

Quando se tem a responsabilidade de comandar um “navio”, tem-se, muitas vezes, a necessidade de tomar medidas difíceis, veja-se o exemplo do nosso Primeiro Ministro, que sem ser da minha “família” politica, reconheço-lhe o mérito de combater lobbies e de tomar medidas que não são nada fáceis….

A responsabilidade de decidir, de ter que optar, contrasta com a “cultura” da não decisão, muito característica dum período da politica nacional; Mesmo que a nossa atitude se venha a revelar negativa, o importante é termos decidido, e decidido com a convicção que, naquela situação, foi a melhor decisão possível.

A arte de fugir dos problemas acaba, sempre, por se virar contra quem não decide, quem não decide perde a credibilidade, perde o respeito daqueles de que depende aquela decisão concreta!!! Uma decisão, por mais insignificante que seja, pode mudar a vida das pessoas, seja aquelas que vão ser afectadas (ou afastadas) por essa decisão, seja aqueles que estão ansiosas pela “mudança” de vida… Está bom de ver que quando assim é, o adiar ou o não decidir tornam-se forças de bloqueio de todo o sistema…

Quem está à espera da mudança, acaba por desesperar e virar as costas, ao virar as costas, pode abandonar um projecto, que assim se torna inexequível; Quem é, à partida, resistente à mudança, acaba por ficar contente, porque o sistema o alimenta; A não decisão é assim, um motivo de regozijo para todo o “resistente”.

O que nos deve preocupar é a fuga em frente do que não decide, e que provoca a saída abrupta daqueles que estão à espera da decisão… O que fará o burocrata quando no “dia do juízo final” quiser decidir e não tiver ninguém para o apoiar? Vai ficar sozinho, abandonado ao seu destino, aqueles que esperavam a decisão já estão longe, resta ele, e nesse dia o sistema virou-se contra ele, quer decidir mas já é tarde… Talvez não seja mau de todo, perdeu-se a oportunidade da mudança, e quem não aproveita o tempo para mudar alguma coisa...

Vale a pena pensar nisto....

Google

1 Comments:

At 10:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns :-)

 

Enviar um comentário

<< Home